Pessoas

 

Teresa Pinto-Correia | mtpc@uevora.pt
Coordenadora da equipa de investigação Dynamo. Doutoramento em Geografia pela Universidade de Copenhaga, mestrado Europeu em Ciências do Ambiente, opção Gestão do Ambiente e licenciatura em Geografia. É professora auxiliar com agregação da Universidade de Évora e Diretora do ICAAM (Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) desde 2012. Foi a 1ª Presidente da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem, 1999-2002, e é atualmente Presidente da Associação Europeia de Ecologia da Paisagem (IALE-Europe). Tem colaborado e coordenado vários projetos e estudos nacionais e europeus na área da paisagem rural, sua caracterização e avaliação, transformações, transições e gestão. Principais áreas de interesse: dinâmica e gestão dos sistemas agrícolas mediterrâneos, relações entre agricultura e paisagem, multifuncionalidade da paisagem, os processos de transição no espaço rural, políticas e decisões de gestão a várias escalas, e relações dos decisores e dos utilizadores com a paisagem. www.researchgate.net/profile/Teresa_Pinto-Correia

 

Ana Margarida Fonseca | anafonseca@uevora.pt
Investigadora auxiliar no projecto SALSA – Small farms, small food businesses and sustainable food and nutrition security (http://www.salsa.uevora.pt/en/ ). Doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, mestre em Ecologia Humana e licenciada em Ciências do Ambiente. Principais áreas de interesse: modelação ecológica usando o método emergético de avaliação, gestão e história do montado e produção sustentável de alimentos. https://www.researchgate.net/profile/Ana_Fonseca10

 

Ana Rita Sanchesarcs@uevora.pt
Investigadora no projecto ProAgriFor – Promover o Envolvimento de Stakeholders do Setor Agroflorestal do Alentejo na Transferência de Conhecimento. Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora e Mestre em Biologia da Conservação pela mesma instituição. Principais áreas de interesse: conservação e gestão dos recursos naturais; biodiversidade em sistemas agro-silvo-pastoris; conciliação de práticas agrícolas e conservação da natureza.
Carla Azeda |  cmazeda@uevora.pt
Estudante PhD em Gestão Interdisciplinar da Paisagem na Universidade de Évora. Mestrado em Biologia da Conservação, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Variante – Recursos Terrestres, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Principais áreas de interesse: sistemas agrícolas de elevado valor natural; sistemas agro-silvo-pastoris mediterrânicos; ecossistemas mediterrânicos; impacto da atividade agrícola na biodiversidade;  desenvolvimento rural.
Catarina Esgalhado |  cesg@uevora.pt
Bolseira de Investigação no projecto DIVERCROP. Mestrado Em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Utrecht. Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Diana Surová |  dj@uevora.pt
Investigadora Pós-doc com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Mestrado em Ecologia Aplicada na Universidade de Zvolen, Eslováquia. Doutoramento em Artes e Técnicas da Paisagem, pela Universidade de Évora, em Portugal. Principais áreas de interesse: agricultura local e o bem-estar individual e social das comunidades rurais; preferências na paisagem; multifuncionalidade das paisagens; sistemas silvo-pastoris; montado. https://www.researchgate.net/profile/Diana_Surova2
Isabel Ferraz de Oliveira | mifo@uevora.pt
Investigadora Pós-Doc no projecto HNV-Link “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge” http://www.hnvlink.eu/. Doutoramento em Ciências Agrárias, Nutrição Animal pela Universidade de Aberdeen, UK. Principais áreas de interesses: sustentabilidade de sistemas Agrícolas de Elevado Valor Natural (HNV), gestão sustentável do pastoreio no montado, nutrição e alimentação animal em sistemas de exploração extensivos.
Jose Munoz-Rojas | jmrojas@uevora.pt
Investigador Auxiliar no projeto H2020-SUFISA (www.sufisa.eu). Doutorado em Ciências Ambientais. Tem uma formação  interdisciplinar em geografia, ciências da terra e gestão e planeamento rural. Atualmente o seu principal foco de investigação prende-se com o desenvolvimento de novos modelos e ideias que contribuam para os desafios ambientais em torno do uso do solo, das  mudanças da paisagem e do território – em especial nas regiões e comunidades rurais. Tem também interesse em explorar os diversos modelos e paradigmas contemporâneos que procuram compreender a complexidade das relações homem-natureza, incluindo:  serviços dos agro-ecossistemas e das paisagens rurais, resiliência e sistemas sócio ecológicos, agro-ecologia e  agro-economia ecológica e ambiental.
https://www.researchgate.net/profile/J_Munoz-Rojas
Karlheinz Knickel | karlheinz.knickel@googlemail.com
Investigador independente, analista e consultor com mais de 25 anos de experiência em tomada de decisão a nível nacional e internacional. Doutorado em Economia Agrícola e Desenvolvimento Económico. As suas afiliações institucionais distribuem-se por Portugal, Noruega e Alemanha. O seu trabalho de investigação foca-se na agricultura e desenvolvimento rural sustentáveis, relações urbano-rurais, alimentação e cadeias de valor; mitigações e adaptações às alterações climáticas e a transição para economias de baixo carbono eficientes no uso de recursos; iniciativas, networks, políticas e processos inovadores de desenvolvimento sustentável. A sua experiência internacional inclui cargo no Ministério do Ambiente na Nova Zelândia, dois anos com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação na África do sul e a cooperação para o desenvolvimento com parceiros do Centro e Leste da Europa e África.
https://www.researchgate.net/profile/Karlheinz_Knickel2 e http://linkedin.com/in/kknickel
Helena Guimarães | mhguimaraes@uevora.pt
Investigadora Pós-Doc. Doutoramento Ciências do Ambiente, especialidade Ordenamento do Território na Universidade do Açores e Mestrado em Gestão Integrada dos Recursos Marinhos. Principais áreas de interesse: transdisciplinaridade, economia ambiental, pensamento sistémico, sistemas socio-ecológicos, metodologias participativas.
https://www.researchgate.net/profile/Maria_Guimaraes20
Helene Gichenje | gichenje@uevora.pt
Estudante de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora. Trabalha há mais de 15 anos na gestão ambiental e desenvolvimento internacional.   Principais áreas de interesse: degradação do solo, terras secas e áridas, detecção remota.
María Rivera | mrmendez@uevora.pt
Investigadora Pós-doc no projecto H2020 SALSA – Small farms, small food businesses and sustainable food and nutrition security (http://www.salsa.uevora.pt/en/). Doutorada em Desenvolvimneto Rural e Gestão Sustentável pela Universidade Técnica de Madrid. Graduada pela Keele University no Reino Unido, em Ciências Ambientais e Relações Internacionais. Principais áreas de interesse:Sociologia rural, desenvolvimento rural, ciências da sustentabilidade, prosperidade e segurança alimentar.
researchgate.net/Maria_Rivera
Nuno Guiomar | nunogui@uevora.pt
Estudante de doutoramento em Ciências Agrárias Ambientais na Universidade de Évora. Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (Universidade Nova de Lisboa) e licenciado em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora. Principais áreas de interesse: alterações estruturais e de composição da paisagem a diferentes escalas espaciais e temporais, ecologia do fogo, relações entre dinâmicas da paisagem e processos de perturbação ecológica, modelação geográfica e análise espacial. https://www.researchgate.net/profile/Nuno_Guiomar
  Paola A. Hernandez paolaher@uevora.pt
Investigadora no projecto H2020 SALSA – Small farms, small food businesses and sustainable food and nutrition security (http://www.salsa.uevora.pt/en). Mestrado em História, Ciências Politicas e Sociologia na Universidade de Siegen, Alemanha (2016). Licenciada em Antropologia Sociocultural com foco em comida e agricultura pela Universidade de Trent, em Peterborough, Canada (2013). Principais interesses: segurança alimentar, soberania alimentar, sistemas alimentares sustentáveis, governança alimentar e desenvolvimento rural.
Rui Machado | rdpm@uevora.pt
Estudante PhD em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora. Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (Universidade Nova de Lisboa). Licenciado em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora. Principais áreas de interesse: Ecologia da Paisagem, Modelação de dinâmicas da paisagem, Análise Espacial. https://www.researchgate.net/profile/Rui_Machado3
Sérgio Godinho | sgodinho@uevora.pt
Investigador Pós-Doc. Doutoramento em Gestão Interdisciplinar da Paisagem pela Universidade de Évora. Mestrado em Engenharia de Biosistemas da Universidade de Évora. Licenciatura em Engenharia Biofísica e Principais áreas de interesse: análise espácio-temporal das alterações da paisagem e suas implicações na biodiversidade; fragmentação e perda de habitats, deteção remota; SIG; ecologia da paisagem; geoestatística, drivers de alteração da paisagem. https://www.researchgate.net/profile/Sergio_Godinho2

Investigadores colaboradores do Dynamo

Federica Ravera | federica.ravera@gmail.com
Doutoramento em Gestão Ambiental e Economia Ecológica. Principais áreas de interesse: avaliação de fatores, práticas e instituições onde se desenvolvam processos de adaptação à mudança e processos de transição para sistemas socio-ecológicos sustentáveis Trabalhou em regiões montanhosas e nos sistemas semiáridos da Asia e da América Latina e mais recentemente na região mediterrânica, procurando novas redes e regras coletivas para a organização dos sistemas agroalimentares com base em princípios de agroecologia.
Isabel Joaquina Ramos | iar@uevora.pt
Professora assistente no departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora. Doutoramento em Planeamento Regional e Urbano. Principais áreas de interesse: Metodologias de apoio à decisão; Ordenamento e gestão do Território; Análise estratégica e ambiental; Desenvolvimento sustentável; Participação pública.
Isabel Loupa Ramos | ramos@ist.utl.pt
Professora associada no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura no Instituto Superior Técnico (ISA). Licenciatura em Arquitetura Paisagista. Mestrado em Geografia Humana – Atitudes e comportamentos dos agricultores. Doutoramento em Engenharia Ambiental – Desenvolvimento de cenários de paisagem como ferramenta de comunicação. Investigadora no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR). Principais áreas de interesse: explorar a interface entre as questões ambientais e sociais no planeamento e monitorização de paisagem
Isabel Rodrigo |  isarodrigo@isa.utl.pt
Professora Associada com agregação em Economia Agrária e Sociologia Rural no Departamento de Ciências e Engenharia dos Biossistemas do Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se nas dinâmicas e políticas do desenvolvimento rural, políticas ambientais e florestais, mudanças nos sistemas de exploração agro-florestais e metodologias de apoio à tomada de decisão, em particular na tomada de decisões dos agricultores, circuitos curtos de comercialização de bens alimentares e a qualidade dos produtos tradicionais agro-alimentares.
Sónia Carvalho Ribeiro | sribeiro@uevora.pt
Investigadora Pós-Doc. Licenciatura em Ciências Florestais (UTAD, Portugal). Mestrado em Desenvolvimento Rural (UTAD e Universidade de Santiago de Compostela, Espanha). Doutoramento na Escola de Ciências Ambientais (Universidade de East Anglia, Norwich, UK) sob o tema “The role of multifunctional forests in sustainable landscapes: A case study from Portugal”. Principais áreas de interesse: efeito dos padrões espaciais do coberto florestal na criação de bens e serviços à escala da paisagem.

Investigadores que já colaboraram com o Dynamo

Ana Lavrador | Geografia | Estudante de Doutoramento
2004 e 2009
Anne Poinsinet  | Engenharia Agrónoma | Estudante Mestrado, visitante francesa
2013
Anne van Doorn | Biologia | Estudante de Doutoramento
2002 – 2006
Bas Breman | Sociologia Rural | Investigador
2003 – 2006
Carla Gonzalez | Ciências do Ambiente | Post-Doc
2011 – 2015
Carlos Guerra | Engenharia do Ambiente e dos Recursos Naturais | Post-Doc
2012 – 2015
Catarina Machado | Investigadora
2004 – 2005
Cecília Fonseca | Ciência Política | Investigadora
2013 – 2015
Daniela Costa  | Engenharia Zootecnica | Investigadora
2013 – 2014
Fernando Moital | Engenharia Agrícola | Investigador
2011 – 2013
Filipe Lucas Barroso | Biologia | Estudante Doutoramento e Investigador
2007 a 2015
Helena Menezes | Arquitectura Paisagista | Investigadora
2007 – 2013
Inês Costa Pereira  | Arquitecta Paisagista | Gestora de Ciência
2014-2017
Júlia Carolino | Antropologia Social | Post-Doc
2007 – 2008
 Killian Guey | Agronomia | Estudante de Mestrado em França
2016
Luís Madeira | Geografia | Investigador
2010
Mara Almeida  | Arquitecta Paisagista | Gestora de Ciência no projecto SALSA
Paolo Picci | Arquitectura Paisagista e Agronomia | Investigador
2007 e 2008
Peter Stubkjær Andersen | Arquitectura Paisagista | Estudante de Doutoramento na Dinamarca
2012 – 2014
Mathilde van den Broek | Agronomia | Estudante de Mestrado em França
2014
Raissa de Oliveira Murta | Direito Ambiental |  | Estudante de Mestrado no Brasil
2014
Rita Silva | Estudante de Mestrado
2012
Rocio Juste | Ciências Ambientais| Investigadora
2016-2017
Romain Dureau | Agronomia | Estudante de Mestrado em França
2016
Romana Taveira | Arquitectura Paisagista | Investigadora
2007 – 2008
Rosário Oliveira  | Arquitectura paisagista | Estudante Doutoramento
2003 – 2007

Topo